segunda-feira, abril 25, 2005

INDIANA JONES - A trilogia em DVD



Raras serão as pessoas a quem o nome de Indiana Jones passa completamente ao lado. De facto, o arqueólogo mais aventureiro da história do cinema está imortalizado graças a uma trilogia com a assinatura de um dos melhores realizadores. Pelo menos, sem dúvida, o mais popular. E se Spielberg é popular, tal deve-se à sua especial vocação para misturar a sua marca de autor em filmes bem apetecíveis ao grande público. Sobre ele, por exemplo, Scorsese disse invejar a forma como o realizador mantém a sua visão e os resultados de bilheteira elevados a cada filme que faz.

Ao longo de três filmes, realizados entre 1981 e 1989 (por ordem, Raiders Of The Lost Ark, Indiana Jones and The Temple Of Doom e Indiana Jones and the Last Crusade), seguimos um sem número de sequência de acção memoráveis, sendo que o maior defeito que se pode colocar aos filmes é termos pouco tempo para respirar entre uma sequência e outra. E, claro, essa não é razão que se apresente para não gostar de um filme como estes. Além de que é simplesmente delicioso ver Spielberg a homenagear todo o tipo de cinema, uma prova entre muitas outras de que o homem nasceu para a 7ª Arte, ao contrário do que algumas pessoas gostam de afirmar. Desde os filmes de série B, a Hitchcock, passando pelo Western e mesmo o musical, sem no entanto perder o rumo da sua personagem central, que joga sempre de acordo com as suas prórpias regras (ao contrário do que normalmente sucede no cinema clássico, aqui o herói não tem problemas em mandar areia para a cara dos vilões ou disparar um tiro a quem o ameaça com uma espada).

Em termos mais pessoais, devo dizer que me inclino mais para o Temple Of Doom e menos para The Last Crusade, mas no geral não é justo pensar nestes filmes separadamente. Pode sempre afirmar-se que o último filme da saga perde um pouco naquilo que os anteriores tinham de melhor, que era o tom quase gore que sempre o acompanhava, mas ganha ao introduzir o elemento paternal, talvez o tema mais recorrente na obra do realizador. Seja como for, estamos perante uma obra que permanece ainda como das melhores dentro do cinema de acção/aventura, que podemos hoje recordar, numa excelente edição em DVD carregada de extras. Life is good...

Classificação: