sexta-feira, setembro 09, 2005

American Beauty (1999) de Sam Mendes



Este filme de Sam Mendes, que aparece em grande parte das listas quando se fala em melhores filmes dos anos 90, é uma obra-prima autêntica. É um filme portador de uma originalidade genial, que possui personagens extremamente bem edificadas, sendo Ricky Fitts a mais bem estruturada de todas elas.
Escondendo-se atrás de um sub-título de comédia, American Beauty pode assim ser encarado, é bem verdade, e apresenta-nos um humor bastante negro, o que me agrada e bastante. É talvez essa faceta que acompanha todos os acontecimentos, mais, ou menos trágicos, que o filme de Sam Mendes nos proporciona, sem nunca se desiquilibrar. Demonstrando uma realização milimétrica, mas apesar de tudo, também ela irónica e fantástica, Mendes filma uma película que é das melhores na sua área, quer a encaremos como comédia ou drama.
Com uma narração que vai sempre antevendo o final, que devido à sua ironia, até acaba por nos enganar, American Beauty é, também ele, portador de um twist final magnífico, talvez não tão inesperado quanto isso, mas muito bem conseguido em termos de cinema.
E aquele Alan Ball é o maior.

Classificação: