sábado, agosto 13, 2005

Edward Scissorhands (1990) de Tim Burton



Que Tim Burton é dos melhores realizadores em actividade já todos sabemos. Com os seus mundos de fantasia, repletos de imaginação e inspiração, este realizador acaba por conquistar uma parte considerável do grande público. E é sempre bom revisitar (no meu caso, visitar) a carreira deste senhor e perdermo-nos nesses infindáveis mundos como só Burton sabe criar.
Fazendo-se sempre acompanhar pelas soberbas melodias compostas por Danny Elfman, Burton criou em 1990 aquele que viria a ser uma obra singular que agora figura na lista dos meus preferidos. Este filme de Burton conta-nos a história de Edward, um ser humano criado geneticamente criado por um inventor, que porventura não tinha deixado a sua obra concluída, ficando Edward com tesouras em vez de mãos.
Ao longo do filme, desenvolve-se uma linha narrativa na qual acompanhamos a integração de Edward na sociedade. No entanto, as pessoas continuam com um certo medo daquele que é chamado por alguns como um demónio.
Burton cria aqui a sua obra máxima, constituindo uma fábula encantadora, tocante (sem cair em lamechices) e arrebatadora. Um incontornável marco da 7ª arte, sem sombra de dúvida.

Classificação: