terça-feira, novembro 15, 2005

Bronenosets Potyomkin (1925) de Sergei M. Eisenstein



Filme essencial na história do cinema, com a assinatura de um dos mais fascinantes artistas do século anterior: Sergei M. Eisenstein. A bordo de um navio de guerra, os marinheiros revoltam-se contra as condições precárias que têm de enfrentar diariamente e tomam o controle do barco. Os superiores são atacados e, já com o comando da embarcação, levam o navio de guerra até Odessa, onde tentam motivar o povo para se juntar à sua revolução contra o domínio czarista na Rússia. Estamos perante uma reencenação da tentativa de revolução soviética em Outubro de 1905. E reencenação é aqui a palavra chave, uma vez que o autor soviético monta perante as câmaras um espectáculo vibrante, estonteante e absolutamente magnífico em termos visuais, ao mesmo tempo que aterrorizante (tendo na famosa cena das escadarias de Odessa o seu ponto porventura mais marcante, quer na sua história, quer na demonstração da capacidade do realizador em fazer magia com as imagens).

O Couraçado Potemkin é um filme que tem vindo a satisfazer os gostos de muitas gerações de cinéfilos desde a sua estreia em 1925. Eisenstein transformou este filme de encomenda (por parte do governo de Lenin, já no poder, para celebrar a data dos acontecimentos retratados no filme) numa obra artisticamente fascinante. À beleza das imagens, Eisenstein junta um cada vez mais apurado trabalho de montagem capaz de tirar o fôlego a qualquer espectador. É fabuloso verificar como esta montagem, com um ritmo ditado de acordo com as exigências da história, se torna quase como que numa personagem extra, especialmente nas cenas de maior tumulto onde parece que até nos transporta para dentro dos acontecimentos. É uma obra magistral, daquelas que dão vontade de revisitar e reviver, e uma autêntica lição de cinema, feita numa época onde a ausência de som obrigava a que as histórias fossem contadas pura e simplesmente através da imagem e, do ponto de vista visual, O Couraçado Potemkin dificilmente poderia ser melhor.