quinta-feira, julho 07, 2005

Crimen Ferpecto (2005) de Álex de la Iglesia



Crimen Ferpecto é, na sua essência, uma crítica ao consumismo exarcebado e a uma sociedade globalizada que, face aos actuais padrões de beleza, relega para segundo plano todos aqueles que são fisicamente mais desfavorecidos. No entanto, se a sinopse do filme parece interessante, a premissa da qual o filme parte não é bem desenvolvida, o que se traduz num filme previsível e pouco atractivo.

Apesar dos protagonistas (Guillermo Toledo e Mónica Cervera) se apresentarem a um nível muito bom, a verdade é que o filme em nenhum momento convence, onde o final paupérrimo e até mesmo ridículo é a súmula perfeita do filme. No entanto, e por mais contraditório que possa parecer, Crimen Ferpecto consegue ter alguns bons momentos. De facto, existem cenas onde o humor é razoavelmente bem conseguido, muito à custa do talento dos actores. Outro dos aspectos interessantes do filme relaciona-se com as diversas referências que são feitas a outros filmes policiais. Aliás, o próprio título, Crimen Ferpecto, é uma alusão (e porque não uma sátira?) ao filme de Hitchcock, Dial M for Murder, cuja tradução espanhola é Crimen Perfecto.

Enfim, não é dos melhores filmes em cartaz, aliás, estando o novo filme de Spielberg em cena quem irá ver esta comédia espanhola? Poucos, diria eu...

Classificação: