quarta-feira, agosto 10, 2005

Shaun of the Dead (2004) de Edgar Wright



É bom pensar que ainda existem comédias com qualidade. Triste é saber que as distribuidoras cinematográficas portuguesas não se interessam por elas.

Shaun of the Dead do britânico Edgar Wright é uma comédia totalemnte inspirada e genial. Assumindo-se desde o início como paródia de Dawn of the Dead, um clássico do terror, este filme repleto de humor britânico acaba por abraçar uma quantia considerável de géneros cinematográficos, desde a comédia propriamente dita, ao terror, passando por uns toques de comédia romântica.
Ao longo do filme, acompanhamos Shaun, um funcionário de uma loja de electrodomésticos, que com o passar das horas se vai apercebendo que o mundo se está a encher de zombies. É também ao longo da sua jornada que Shaun vai resgatando as pessoas de que mais gosta, ainda que acabe por perder algumas delas.
Shaun of the Dead tem o que muitas comédias deviam ter: uma história inteligente. E atrás dessa história é que se escondem algunas toques de humor, sempre negro, por vezes mesmo para suavizar certos excertos de dramas familiares e/ou amorosos. Em todo o seu conjunto, a comédia britância de Wright acaba por funcionar como um entretenimento altamente eficaz, nunca se comprometendo, e tendo um travo delcioso. Um must-see.

Classificação: