sexta-feira, maio 13, 2005

Espaço Leitor


"Blade Runner" (1982) de Ridley Scott



A propósito da estreia de Kingdom of Heaven, vale a pena revisionar este filme, que para mim, é o melhor de Ridley Scott. E que filme! Estamos na presença dum filme visualmente e sonoramente fabuloso. O retrato de Los Angeles em 2019, como uma cidade sombria e iluminada apenas por néon é fascinante e foi inspirador para muitos filmes que se seguiram, mas poucos o conseguiram superar ou igualar. A banda sonora de Vangelis é verdadeiramente apocalíptica e encaixa como uma luva, nomeadamente nos grandes planos. Do notável elenco do filme não posso deixar de destacar Harrison Ford e principalmente Rutger Hauer, que como o “replicante” Roy Batty é para mim, um dos melhores vilões da história do cinema.

Curiosamente este filme foi mal recebido aquando da sua estreia e resultou num fiasco comercial, muito devido à polémica que causou, nomeadamente de cariz religioso (quase todas as cenas estão carregadas de simbolismo e duplos sentidos) e pelos desentendimentos entre os actores ocorridos no set (essa tensão está bem presente no diálogo final entre Ford e Hauer). Só depois do director’s cut feito em 1993, é que o filme recebeu o estatuto de obra-prima da ficção científica.

Classificação:
Hugo Vieira
_________________
A crítica do Hugo foi a única que recebemos esta semana, o que lhe deu automaticamente o lugar de vencedor da semana. Aguardamos mais críticas na próxima semana. Para quem já se esqueceu do regulamento, pode consultá-lo aqui.