quarta-feira, outubro 12, 2005

Nochnoy Dozor (2004) de Timur Bekmambetov



Night Watch era um filme que prometia bastante pelo trailer que havia divulgado. No entanto, depois de ver o filme permanece a mesma sensação de estranheza pelo ambiente, mas desta vez acompanhada por uma tremenda desilusão. Night Watch tem demasiadas referências, em termos de argumento, a filmes como Matrix, Star Wars e até mesmo Senhor dos Anéis, o que não lhe permite implementar-se com um filme único, especial ou até mesmo original. Além disso, o filme tem quebras visíveis ao nível da narrativa, tornando-se por vezes aborrecido seguir o filme.

Mas nem tudo é mau neste filme russo. De facto, o visual do filme e os efeitos especiais estão ao nível do que melhor se faz na América. Aliás, este filme, apesar de russo, tem, indiscutivelmente, raízes e tendências cinematográficas muito pouco europeístas, inspirando-se no cinema americano.

Night Watch, o primeiro filme de uma trilogia, é assim um filme previsível, violento e estranho, mas visualmente apelativo e interessante para os apreciadores do género que, admito, não é o meu.

Classificação: