sábado, novembro 12, 2005

Cinema em Casa

Mais uma semana, mais quatro filmes destacados. Desta vez, as sugestões vão desde grandes clássicos de cinema, a cinema de autor passando por filmes que estiveram recentemente nas nossas salas de cinema. Mais uma vez os destaques são maioritariamente em canais da televisão por cabo pois, apesar da tentativa, é cada vez mais difícil encontrar cinema de qualidade nos canais abertos portugueses.

Vamos a isto.

Elephant(2003) de Gus Van Sant



Baseado parcialmente no massacre do Liceu Columbine, a acção desenrola-se num típico liceu norte-americano. Seguimos vários alunos nas suas actividades diárias, entre as salas de aula, corredores, refeitório, biblioteca, balneários, gabinetes administrativos. Para cada um deles, o liceu é uma experiência diferente: amistosa, traumática, estimulante, solidária, difícil.
Com o selo de qualidade do Festival de Cannes este filme, quer se goste ou não, é uma obra incontornável do cinema recente. Realizado por Van Sant, este já nos trouxe este ano o tão amado/odiado Last Days

Sábado, 23:00, 2:

The Ladykillers (2004) de Joel e Ethan Coen



O Prof. Dr. Goldthwait Higginson Dorr é um charlatão que reúne um grupo de ‘peritos’ para o assalto do século. A base de operações escolhida pelo ‘gang’ é a cave de uma insuspeita e devota velhinha, Sra. Munson. O problema é que rapidamente se torna evidente a falta de capacidade da equipa do Prof. Dorr para implementar o plano.
Os irmãos Coen e Tom Hanks juntaram-se para fazer esta comédia que conta com um excelente elenco e que promete episódios divertidos e humor negro.

Domingo, 22:00, Premium

The Godfather (1972) de Francis Ford Coppola



Uma família mafiosa luta pelo controle de vários negócios ilegais com outros grupos nos Estados Unidos dos anos 40 e 50. No centro do enredo está o processo de sucessão entre pai e filho para controlar o negócio.
Este filme é um dos grandes clássicos da história do cinema e uma obra obrigatória para todos aqueles que apreciam cinema de qualidade.

Domingo, 22:30, AXN

American Splendor (2003) de Shari Springer Berman



A vida de todos os dias pode ser uma coisa bastante complicada... Que o diga Harvey Pekar: autor de uma BD autobiográfica sobre a sua vida de todos os dias... Durante mais de duas décadas as páginas de “American Splendor” documentaram as atribulações mundanas, as experiências e os entusiasmos culturais de Pekar na sua cidade natal: Cleveland, Ohio.
Se este filme não tivesse grande qualidade, que acredito que tenha, pelo menos ficará sempre guardado na memória por nos apresentar um dos melhores actores do momento: Paul Giamati.

Domingo, 19H20, Gallery

[Sinopses: 7arte.net]