sábado, novembro 26, 2005

Cinema em Casa

Mais um sabádo mais 5 bons filmes para verem durante a semana. São todos filmes diferentes e, confesso, uns são melhores do que outros, mas aqui há sempre espaço para a diversidade e para diferentes gostos.

Vamos então aos cinco filmes desta semana:

The Count of Monte Cristo (2002) de Kevin Reynolds



Edmont Dantes (James Caviezel), é, assim, vítima de uma conspiração e traição que lhe fora movida por quem menos esperava. Na prisão, conhece o Abade Faria (Richard Harris) que lhe dá a formação didáctica que não tinha e que com ele projecta uma fuga. Depois de 13 longos anos de cativeiro, Dantes logra finalmente fugir. Na posse de um mapa do tesouro que lhe permite obter uma fortuna incalculável, torna-se então no Conde de Monte Cristo. O seu objectivo maior transformou-se na busca de vingança sobre os que o traíram e, à cabeça da sua lista, vem o amigo de infância e de viagens pelo mar, Fernand Mondego (Guy Pearce)
Baseado no célebre clássico do mesmo nome escrito por Alexandre Dumas, este não é um filme consensual. Amado por muitos, há quem critique o filme por ser uma adaptação pouco fiel do livro e redutor da sua magnificência. O melhor é verem e tirarem as vossas próprias conclusões.

Sábado, 16H30, SIC

Punch-Drunk Love (2002) de Paul Thomas Anderson




Barry Egan (Adam Sandler) é, aparentemente, um homem como qualquer outro. Ele é também, pese embora não demonstre grandes virtudes para o negócio, um banal empresário ligado ao ramo de artigos para casas de banho. No entanto, debaixo de uma capa de homem dócil, Barry esconde um carácter violento que o leva a ter acessos de fúria incontroláveis. Isso, talvez por ter crescido junto a sete irmãs que sempre sentiram a necessidade de o controlar e censurar. Um dia, entre as atitudes que toma quase inimagináveis de tão absurdas, ele conhece Lena (Emily Watson) a amiga de uma das irmãs. Esta é uma mulher simpática e compreensiva que demonstra interesse por si e a sua vida parece ganhar um novo rumo. O que poderá tornar-se de difícil consecução por motivo dos seus peculiares atributos mentais.
Depois de Magnolia, Paul Thomas Andersen faz o que muitos julgavam impossível, manter o mesmo nivel de qualidade. Para além disto este filme é também ele um feito, porque conseguiu transformar Adam Sandler num bom actor dramático.

Sábado, 00:15, RTP1

The Godfather - Part III (1990) de Francis Ford Coppola



Michael Corleonde é o poderoso líder de uma família. Aos 60 anos dominam-no duas paixões: libertar a sua família do mundo do crime e encontrar um sucessor. E há um filho ilegítimo que manifesta esse desejo.
É verdade, quem acompanha de perto esta secção tem a oportunidade de ver, ou rever, a triologia do Padrinho. Depois não digam que eu não avisei.

Domingo, 22h30, AXN

Big Fish (2003) de Tim Burton



Will Bloom vai visitar o pai que está muito doente e reconcilia-se quer com ele, quer com a opinião que tinha dele e descobre que a verdade tem muitos rostos. Esta é mais uma incursão ao mundo maravilhoso de Tim Burton. Desta vez, são-nos narradas as viagens fabulosas de um caixeiro-viajante.
Big Fish é para muitos o melhor filme de Tim Burton. Eu não serei a pessoa certa para o elogiar quando temos aqui no blog alguém que simplesmente adorou o filme. Não é verdade Miguel Galrinho?

5ª feira, 17H20, Lusomundo Premium

Being John Malkovich (1999) de Spike Jonze



Craig vai trabalhar como arquivista numa empresa situada no 7º andar e meio de um prédio em Nova Iorque. É aí que conhece a sensual Maxine, por quem se apaixona. Ao descobrir no seu gabinete uma pequenina porta que dá acesso ao cérebro do actor John Malkovich, Craig fica muito perturbado e conta a Maxine, que vê logo no facto uma oportunidade de negócio...
Esta é uma sugestão diferente, de um filme também ele singular. Com bons desempenhos, uma grande realização mas, acima de tudo, um genial argumento este é sem dúvida um filme a ver.

Sexta-Feira, 19h00, Lusomundo Happy
[Sinopses: 7arte.net]