sábado, novembro 19, 2005

Cinema em casa

Ora cá estou para mais uns destaques nesta semana. Desta vez serão seis os filmes evidenciados pois conseguem reunir quase todos os géneros de filmes possíveis. Face a isto, acho que é a selecção mais interessante desde que inaugurei esta secção.

Sem mais demoras, cá estão os seis filmes escolhidos:

Master and Commander: The Far Side of the World (2003) de Peter Weir



Durante as Guerras Napoleónicas, o galeão Surprise é atacado subitamente por um grande navio de guerra francês. Jack Aubrey, ilustre capitão da Marinha Inglesa, empreende uma das maiores perseguições através dos oceanos, para interceptar e capturar o seu adversário.
Com um eleco encabeçado por Russel Crowe, este filme coleccionou diversos prémios cinematogtráficos aumentando por isso a curiosidade à sua volta.

Domingo, 23:35, Lusomundo Premium
The Secretary (2002) de Steve Sheinberg



Lee Holloway (Maggie Gyllenhaal) acaba de sair de uma instituição mental. Ela candidata-se ao cargo de secretária no escritório do advogado E. Edward Grey (James Spader). Apesar de nunca ter tido um emprego na sua vida, Lee é contratada pelo misterioso advogado. Ao princípio o trabalho corre de forma normal mas rapidamente eles embarcam num jogo perverso de sedução...
Partindo de uma premissa bastante interessante, este foi um dos filmes indie mais aclamados de 2005. Sem dúvida, um filme a ver

Domingo, 19:55, Lusomundo Action

Jaws (1975) de Steven Spielberg



Um tubarão branco lança o caos e o pânico numa comunidade da Nova Inglaterra, onde os banhistas sofrem uma série de ataques.
Este é um dos primeiros, senão mesmo o primeiro, grande sucesso de Steven Spielberg. Recordo que foi com este filme que Spielberg teve um filme seu nomeado ao Óscar.

Domingo, 18H30, Hollywood

The Godfather: Part II (1974) de Francis Ford Coppola


O poder da família Corleone passa para as mãos do filho após a morte do patriarca. Os Corleone apostam agora em negócios mais ambiciosos. Ao mesmo tempo, vamos vendo em flashback a juventude do patriarca da família.
Depois do filme de estreia (que na semana passada também o sugeri), Coppola lança a sequela do filme que se iria tornar uma triologia. E se é verdade que o filme original costuma ser melhor que a sequela, a julgar pelos prémios e críticas, esta foi a excepção.

Domingo, 22:30, AXN


Der UnterganG (2004) de Oliver Hirschbiegel


Berlim, 20 de Abril de 1945. Hitler refugia-se num bunker situado sob a Chancelaria. Na superfície, os constantes bombardeamentos da artilharia russa anunciam a chegada do inimigo. Baseado nas memórias da secretária de Hitler, este filme reconstrói os últimos 12 dias do ditador
Um filme bastante recente, nomeado ao Òscar de Filme Estrangeiro, e que tem sem dúvida um grande desempenho.
3ªfeira, 23:30, RTP1

Hollywood Ending (2002) de Woody Allen



Wal Waxman é um realizador que no passado granjeara algum prestígio chegando mesmo a ser premiado pela Academia de Hollywood. Wal, no entanto, caíra no esquecimento e ganhava a vida dirigindo pequenos filmes publicitários. Tudo parece mudar quando Éllie, sua ex-mulher e noiva de um importante produtor, o requisita para rodar uma superprodução. Infelizmente, com o avolumar da responsabilidade Waxman entra numa espiral nervosa que o leva a contrair uma arreliadora cegueira psicossomática. Mas escondendo de todos o sucedido e com a ajuda do seu agente e de um tradutor chinês presente na produção, o excêntrico realizador irá continuar a dirigir as rodagens do filme.
Um filme de Woody Allen é sempre um filme de Woody Allen. Com uma ironia bastante acentuada em relação ao cinema, este é um filme a ver por todos os fâs da obra deste cineasta.

5ªfeira, 23:30, RTP1

[Sinopses: 7arte.net]