sexta-feira, dezembro 09, 2005

Cinema em casa

Esta semana, e em virtude de estar com uns problemas com o computador em casa, a rubrica cinema em casa sai à sexta-feira. Outra das curiosidades desta semana é o facto de os três filmes escolhidos serem emitidos em canais públicos portugueses.

Assim sendo, os filmes destacados são:

Noite Escura (2004) de João Canijo



Uma noite escura de inverno algures na província portuguesa. Uma casa de alterne onde está a começar mais um dia de trabalho para a família que a gere, pai, mãe e duas filhas, as raparigas que entretêm e seduzem os clientes, um mundo de falsas aparências e onde os sonhos de uma outra vida acabarão por se desfazer. Porque o pai, a quem um negócio correu mal, se verá obrigado a sacrificar a sua filha mais nova, e assim acabará por destruir toda a sua família...
Com excelentes desempenhos, Noite Escura foi considerado por muitos um dos melhores filmes portugueses. E pode ser que tenhamos o milagre de ser nomeado para a proxima edição dos Óscares.

Sábado, 00:00, RTP1

Pulp Fiction (1994) de Quentin Tarantino



Dois assassinos profissionais devem fazer a cobrança para um gangster; um deles é forçado a sair com a namorada do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o lutador de boxe vê-se em apuros por ganhar a luta que deveria perder.
Penso que não será exagero dizer que Pulp Fiction revolucionou o cinema mundial. Com excelentes desempenhos, e sobretudo um inspiradíssimo Tarantino no argumento e na realização, esta é sem dúvida uma obra a ver, para aqueles que ainda não tiveram oportunidade, e a rever, para todos os amantes de cinema.

Sábado, 23:15, 2:

E.T - The Extra-Terrestrial (1982) de Steven Spielberg



Sejamos francos, para quê a sinopse de um dos filmes mais vistos de sempre? Toda a gente, mesmo quem ainda não viu, sabe que este filme é uma emocionante história da amizade que se estabelece entre um E. T. e o pequeno Elliott que o esconde e protege do mundo dos adultos.
Numa altura que tanto se fala de Spielberg e do seu Munich, penso que esta é uma excelente oportunidade para rever um dos filmes mais amados, e consensuais, deste realizador.

Domingo, 15:45, TVI

[Sinopses: 7arte.net]