sábado, janeiro 07, 2006

Cinema em Casa

Depois de uma semana em que não me foi possível fazer a seccção "Cinema em Casa", volto agora com novos destaques. Assim, serão destacados cinco filmes que, aparentemente, em nada se relacionam.

Os destaques são:

Cape Fear (1991) de Martin Scorcese



Um prisoneiro é solto e tem apenas uma coisa em mente: vingar-se do seu advogado.
Considerado por muitos um filme menor de Scorcese, eu não só não concordo como acho que o filme está realmente muito bom. Com desempenhos fortíssimos e um suspense muito bem conseguido, este é um filme a ver.


Sábado, AXN, 23:30

Twelve Monkeys (1995) de Terry Gilliam



Um recluso é enviado atrás no tempo para travar um praga destruidora que ameaça acabar com o mundo actual. No entanto, algo corre mal e ele é enviado para um tempo muito atrás do que era suposto e é internado num hospício, sendo dado como louco.
Confesso que não vi o filme, mas é apontados por muitos como o melhor de Gilliam. Para além disso, temos um Brad Pitt nomeado para o Óscar com este filme, que é um pormenor que, confesso, aumenta a minha curiosidade.

Sábado,00:40, AXN

Clean (2004) de Olivier Assayas



O passado de Emily Wang condena-a: ex-viciada em drogas e suspeita de matar o namorado, o que a fez cumprir uma pena de seis meses de prisão. Mas agora tudo o que ela quer é realizar o sonho de ser cantora e ter uma vida decente para cuidar da filha.
Nomeado para Cannes, o filme conseguiu arrebatar o prémio de melhor actriz para Maggie Cheung, o que é sempre uma boa referência para um filme.

Domingo, 21:00, Lusomundo Gallery

Before Night Falls (2000) de Julian Schnabel



Este filme é baseado na vida de Reinaldo Arenas, romancista e poeta cubano. É sobretudo o relato da sua infância pobre, da perseguição que sofreu pela sua condição de escritor homossexual; é o relato da sua prisão e da censura exercida sobre os seus livros- enfim todas as dificuldades que enfrentou na Cuba de Fidel Castro.
Este filme é extraordinário. Com um arrebatador Javier Bardem, papel pelo qual foi nomeado ao Óscar, este é um filme que todos sem excepção devem ver. E ainda podem ver Johnny Depp e Sean Penn em dois pequenos, mas fabulosos, papéis.

Domingo, 01:00, Sic

The Terminal (2004) de Steven Spielberg



Um visitante do Leste, Viktor Navorski, torna-se residente no terminal do aeroporto JFK, em Nova Iorque. A guerra civil irrompe no seu país de origem e, com o vazio do governo, o seu passaporte deixa de ser válido, não podendo por isso ter o visto para entrar nos EUA. Passa então a improvisar os seus dias e noites no terminal internacional, aguardando o fim do conflito na sua terra natal.
Mais um filme que foi apontado como menor na obra de outro grande realizador, Spielberg. Confesso que não achei uma obra-prima, mas tem o génio inconfundível de Spielberg e um desempenho excelente, mais um, de Tom Hanks.

2ªFeira, 22:00, Lusomundo Premium

[Sinopses: 7arte.net]